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LojasKD: Sua Loja de Móveis Online!

LojasKD: Sua Loja de Móveis Online!




O boom da internet foi herói para uns e vilão ara outros. A LojasKD aproveitou a oportunidade e deu adeus às suas lojas físicas. 
Margaret Silva é uma blogueira e dona de casa de uma cidade pequena na Bahia. Em 2013, ela teve a ideia de converter um quarto vazio de sua casa em um closet de roupas, mas não conseguia, de jeito nenhum, encontrar um carpinteiro qualificado perto dela, que terminasse o projeto em algumas visitas. Além disso, se você já precisou comprar móveis, você sabe: é 8 ou 80. De um lado, designers com itens limitados, às vezes bem caros; de outro, grandes varejistas onde você dificilmente encontra o que quer. Lá de Curitiba, é como se Thiago Fiorin tivesse previsto tudo, dez anos antes.
Em 2003, as 4  lojas de móveis de Nelso, primo de Thiago, estava enfrentando dificuldades. O mercado crescia devagar, a margem de lucro era baixa. Thiago prometeu que a internet impulsionaria o negócio e o convenceu a transformar a LojasKD em um e-commerce – o primeiro de móveis do Brasil -, por meio da plataforma de gestão de vendas desenvolvimento que o próprio Thiago empreendeu com alguns colegas de faculdade. Sim, ele estava convertendo um novo cliente. E sim, deu certo.
EM 5 ANOS, AS VENDAS ONLINE SE TORNARAM A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DA LOJASKD. EM 9, A ÚNICA.
Um giro de 360º
2012 foi o ano de pivotar o negócio para um modelo exclusivamente de e-commerce. Foi também quando Thiago e seus sócios liquidaram a empresa anterior, na época com 60 funcionários. Os dois primos, então, se reuniram com um investidor e decidiram que Thiago seria a pessoa ideal para liderar o futuro do negócio, assumindo a posição de COO e fazendo a LojasKD crescer, em média, 35% nos últimos 3 anos.
Em pouco tempo, a empresa se viu transformando em uma startup. Em entrevista à Gazeta do Povo, Thiago explicou: “A antiga organização, de dono e funcionários, foi substituída pela administração similar às empresas digitais, com departamentos e gestores, com remuneração variável e mudança da cultura interna, em que todos agora assumem o negócio como próprio, com envolvimento e participação”.
Só que para ser uma grande sacada, não bastaria só transformar uma atividade tradicional – o varejo de móveis – em um novo modelo de negócios, quando as pessoas ainda tinham pavor de colocar número de cartão de crédito em site.
O primeiro pulo do gato foi reproduzir, no virtual, a experiência da loja física da forma mais fiel possível. Por exemplo: todo mundo abre armário para ver as divisórias, quando está comprando pessoalmente. No e-commerce, então, tem que ter foto da parte de dentro. As pessoas não levam trena para ver se o móvel vai caber no espaço? Na descrição do produto, as medidas têm que estar na cara. E isso fez com que a indústria se mexesse junto.
Mas nada foi tão inovador quanto apresentar os itens em ambientes de casa já decorados.
Todo mundo é um pouco decorador
Hoje, a LojasKD é a única plataforma dedicada inteiramente a móveis para casa. O mecanismo de busca para ambientes decorados permite aos clientes navegarem por 5 mil interiores montados, que passam por uma curadoria cuidadosa para garantir que clientes imaginem como seus cômodos podem ficar – da suíte de casal à área de serviço.
Do ponto de vista do cliente, é a inspiração que confirma que qualquer um pode se aventurar como decorador. São casos como o da Margaret, lá em cima – uma cliente real – que conseguiu visualizar seu closet dos sonhos, selecionar seus itens e materiais favoritos, inserir as dimensões do espaço e receber tudo em 15 dias úteis para montar com seu marido – só eles dois e o manual de instruções.
Do ponto de vista do negócio, esse é um incentivo para a compra de mais de um item na jornada do consumidor. Dá certo: mais de 50% compram itens de um ambiente decorado, em vez de móveis individuais. O foco online da LojasKD também os permite oferecer mais variedade – são mais de 25 mil produtos.
Eis que vem a cereja do bolo: esse volume todo, sem se preocupar com despesas de estoque. Isso porque a empresa opera num sistema de cross docking, que dá a ela mais flexibilidade e agilidade, comparado à maioria dos concorrentes. São 180 fornecedores, 30 transportadoras e centros de distribuição espalhados pelo país inteiro. Com isso, a LojasKD também ajuda a desenvolver uma cadeia de pequenas e médias empresas do fornecimento e logística de móveis, que não conseguiriam ampliar seus mercados tão facilmente por meio das grandes varejistas.
De startup a scale-up
DESDE QUE NASCEU, A LOJASKD JÁ ENTREGOU QUASE 500 MIL MÓVEIS PARA AS CASAS DE QUASE 200 MIL FAMÍLIAS.

FONTE: https://endeavor.org.br/conheca-lojaskd/
Labels: LOJAS KD

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